quinta-feira, 5 de agosto de 2010

We choose to.





No filme "Mentes Perigosas", de 1992, Michelle Pfeifer interpreta a professora que vai além dos seus limites, dos limites da escola, dos limites do sistema vigente, para auxiliar seus alunos. Estes são marginalizados na população americana por serem negros, latinos, pobres, não sendo visto por ninguém como nada além de futuros bandidos ou assaltantes.

O filme foca na maternagem exagerada da personagem principal. A maternagem não é a melhor abordagem nesses casos. Contudo, a escola é um espaço privilegiado de transformação social. Como tal, deveria ser onde tais alunos tivessem espaço para refletir sobre suas vidas, suas possibilidades.

Contudo, no filme e na vida real, a estrutura da escola acaba por ser a sombra do status quo vigente. Ao invés de promover um estado de reflexão, simplesmente acaba por reforçar e cimentar tudo de pré-conceito e pré-determinismo social vigentes.

Talvez se essa professora direcionasse seus esforços para mudar a estrutura da escola ou a forma como estes tratavam seus alunos, ela poderia moldar uma estrutura na qual outros se beneficiariam, não somente os alunos daquela turma a qual ensinava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário